Jornal SEAGRI

O Jornal Seagri era o impresso produzido pelo setor de Comunicação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), que começou a circular mensalmente em janeiro de 1978, com o objetivo de divulgar informações sobre extensão rural e assistência técnica, pesquisa agropecuária, programas de governo, além de abrir espaço para a valorização dos servidores e noticiar a agenda de atores políticos estaduais.

A agricultura é uma atividade determinante na história e no desenvolvimento econômico e social do Paraná. Atualmente, cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do estado vem da agropecuária. O Paraná tem tradição no cooperativismo, é líder na produção de proteínas animais e vice-líder na produção de grãos. Mas, para além dos índices, cerca de 80% do alimento produzido no estado vem de médios e pequenos produtores. Para fazer com que as orientações cheguem a quem precisa, a comunicação é peça fundamental. Assim, a experiência do Jornal Seagri, que chegou à tiragem de 15 mil exemplares, é um marco na história da Comunicação Pública paranaense ainda não descrito em pesquisas acadêmicas.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná foi oficializada – nos moldes atuais - em 1944. Ela faz parte do que se denomina Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), que inclui ainda a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e o Instituto de Desenvolvimento do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Os impressos foram recuperados no processo de desativação da biblioteca da Secretaria, em 2020. Em janeiro de 2022, as edições de 1978, 1979, 1980, 1981 e 1982 foram emprestadas ao Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para digitalização dos exemplares, em parceria com o atual núcleo de Comunicação da Seab e com apoio do Mestrado em Jornalismo da UEPG.

São 60 edições agora disponíveis ao público de forma on-line que documentam acontecimentos considerados relevantes para a agricultura da época e características editoriais da comunicação pública paranaense no que diz respeito à agricultura. Os sete volumes encadernados, sob guarda da Secretaria e cedidos ao museu para digitalização, reúnem grande parte da publicação, com poucas edições faltantes.

Desenvolvido em 1978 – gestão do governador Jayme Canet Júnior e do secretário de estado da Agricultura Paulo Carneiro Ribeiro – pelos jornalistas da Secretaria, o Jornal Seagri tinha, de acordo com um de seus criadores**, o objetivo de ser um órgão de comunicação oficial do Sistema Estadual da Agricultura do Paraná. O periódico circulou mensalmente ao longo de cinco anos – ainda não há registro de circulação posterior.

A ideia de se criar o periódico partiu do antigo Centro de Comunicação (Cecom) da Seab, com informações produzidas pela assessoria de imprensa e pelos comunicadores atuantes dos Núcleos Regionais, jornalistas das unidades vinculadas da época (Emater, Iapar, Café do Paraná, Claspar, Copasa), além de artigos técnicos. Impresso na Imprensa Oficial do Estado do Paraná, o standard com média de 12 páginas era distribuído a agricultores de todo o estado pelos Núcleos Regionais.

As capas privilegiam principalmente temas como a defesa agropecuária – com orientações aos produtores sobre cuidados com doenças que acometiam lavouras e animais -, feiras agropecuárias, efeitos das intempéries climáticas no campo, resultados da safra de grãos, culturas em que o Paraná se destacava e o desenvolvimento de cooperativas no estado. Também se percebe a valorização de servidores estaduais e a preferência a produtores rurais como personagens em reportagens, não raro com fotos de entrevistados nas capas das edições. O acervo digitalizado inclui ainda exemplares de um suplemento de comunicação interna, que trazia perfis, fotografias e notícias de interesse mais restrito aos servidores públicos do setor.

A iniciativa do Jornal Seagri une-se, em importância, ao programa de rádio O Homem e a Terra, da Emater (hoje IDR-Paraná), veiculado há 45 anos, assim como ao já extinto programa de televisão Vida no Campo e demais impressos esporádicos lançados pela Secretaria após os anos de 1980, que também sugerem estudos mais aprofundados.


Equipe do jornal Seagri em 1978: Jornalistas: Celso Ferreira do Nascimento (diretor responsável); Luis Carlos Dohms e Arlindo Rubens Gabriel (editores); Eloy Olinto Setti, Ivan Schmidt, Ana Maria Bordin Gernieri, Angela Raizer, Oswaldo Petrin, Therezinha Schon Teixeira, Dagoberto, Frederico Leitner (redatores); Rogério Grohs (fotógrafo) e Antonio Colaço (diagramador).
Referências:
SILVA, Gisele Barão da; SCHOENHERR, Rafael. COMUNICAÇÃO PÚBLICA E AGRICULTURA NO PARANÁ.. In: Anais do Encontro Regional Sul de História da Mídia. Anais...Curitiba(PR) Uninter, 2022. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/alcarsul2022/566410-COMUNICACAO-PUBLICA-E-AGRICULTURA-NO-PARANA>. Acesso em: 25/04/2023 17:53

texto de Gisele Barão da Silva*

* Jornalista da E-Paraná Comunicação, mestre em Jornalismo (UEPG) e doutoranda em Comunicação pela UFPR. Email: gisele.barao@gmail.com

** A autora conversou em 2023 com o jornalista Celso Nascimento, um dos criadores do Jornal Seagri.

Créditos

Gisele Barão da Silva*