Memória Digital, Culturas Regionais

Capa de Exposição

Introdução

Em comemoração aos 198 anos de Ponta Grossa, o repositório digital Memórias Digitais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), disponibiliza de forma gratuita ao leitor, na semana de aniversário do município, acesso a mais um capítulo importante da história da imprensa na região dos Campos Gerais. Trata-se de conjunto de jornais, inédito na web, produzidos em Castro e Ponta Grossa nos últimos anos do século XIX e na primeira década do século XX.

A documentação online resulta de parceria da Casa da Cultura de Castro e do Museu Campos Gerais (MCG), com finalidade de digitalização de acervo de periódicos de municípios da região. Essa é a primeira publicação de uma série, que envolve, ao todo, em torno de 70 títulos. O público tem acesso, a partir de agora, a edições de A Campanha (1895 e 1896), A Aurora do Evangelho (1899), A Caridade (1900), O Rebate (1905), O Reclame (1908) e O Escalpello (1908).

Este último periódico ponta-grossense reuniu em sua equipe redatores como Hugo Reis (posteriormente redator e chefe de redação do Diário dos Campos), o professor Becker e Silva, além de Antônio Gomes, José Madureira Branco e Virgolino Brazil. O texto da edição inaugural estabelece polêmica com o jornal O Progresso, bissemanal que circulou de 1907 a 1912 e depois se transforma em Diário dos Campos, com periodicidade diária - ambos parcialmente disponíveis no Memórias Digitais (http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/).

Pode-se dizer que tais impressos regionais da virada do século representam esforços jornalísticos anteriores ao estabelecimento do jornal diário como modelo principal de regularidade, o que sinaliza outras condições tecnológicas de impressão, de coleta e produção da informação, além de viabilização econômica e demanda leitora, portanto. Mercado que só iria se firmar na década de 1950, com a entrada em cena do Jornal da Manhã, na Princesa dos Campos. Tem-se acesso, agora, com poucos cliques na tela do navegador, ao contexto formulador do que seria a imprensa diária na região, com destaque para as cidades de União da Vitória, Castro e de Ponta Grossa.

Outra característica a se destacar sobre o acervo que agora ganha versão online e que também está presente na coleção inaugural é a variedade de perfil das publicações, indo do jornalismo mais comercial aos periódicos religiosos, comunitários, estudantis, culturais, de comunidades étnicas e agrícolas, entre outros. Apenas uma pequena parcela dos jornais já foi reconhecida em inventários anteriores de pesquisa, tal como o conhecido texto de Valfrido Pilotto (http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/2478).

O trabalho de socialização do conhecimento sobre uma das marcas culturais históricas da cidade de Ponta Grossa e de municípios vizinhos, a imprensa, foi possível por meio da mediação do ex-assessor jurídico da Câmara Municipal de Castro, Ronie Cardoso Filho, e de ação cooperada da UEPG, Casa da Cultura de Castro, Núcleo de Digitalização do MCG e Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (Propesp), através do programa Pibic Jr com apoio do CNPq e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. O estudante de ensino médio João Francisco Prado, do Colégio Estadual 31 de Março, realizou primeira catalogação do acervo que agora passa a ficar acessível de forma gratuita na web ao público e pesquisadores. Trabalham na digitalização, ainda, as estagiárias em História no MCG, Gabriele Alessandra Lima Pedroso e Astrid Dück Faria, e o hoje licenciado em História, Ricardo Enguel Gonçalves.

Complementa a presente exposição a versão digitalizada do jornal O Progresso (1909 - 1910), do acervo da Casa da Memória Paraná, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

* diretor de acervo do Museu Campos Gerais, professor do Departamento de Jornalismo da UEPG.

** chefe do Núcleo de Digitalização do Museu Campos Gerais, doutorando em Geografia pela UEPG (bolsista Capes).

obs: versão original publicado no Jornal da Manhã em 09/09/2021